2. Modelo de objetos simplificado

Aqui podemos ver um esquema com os componentes de uso mais comum desde scripting, a relação entre eles e como podemos acessar a eles a partir do nosso script. Além disso, podemos navegar até a navegação da classe Java clicando sobre o componente.

Nota

Desenvolvedores Java e usuários com conhecimentos sobre UML: O diagrama e comentários estão pensados para que seja o mais entendível possível para um usuário sem conhecimentos de java ou de UML, não para ser estrito à nomeclatura UML.

2.1. Como interpretar o diagrama

No diagrama anterior podemos ver:

  • Caixas em amarelo, que representam os objetos que podemos encontrar e com os quais podemos trabalhar.
  • Caixas em verde, nos indicam ações que podemos realizar a partir de nosso script. Por exemplo, podemos ver:
../../_images/interpretar-funcion.png

Deve ser interpretado como tendo disponível uma função, currentProject(), que podemos executar desde nosso script para obter o objeto com o qual está relacionada, neste caso o project. Para os elementos etiquetados como função precisaremos ter importado o módulo gvsig:

from gvsig import *
  • Caixas em azul, nos indica que se trata de uma entidade abstrata. Nunca encontraremos objetos deste tipo. Fazem referência de forma genérica a um grupo de objetos com características comuns; por exemplo, teremos um Document que agrupa as características comuns de ViewDocument, TableDocument ou LayoutDocument. No diagrama podemos encontrar, por exemplo:
../../_images/interpretar-herencia.png

Aqui temos uma entidade FFrame abstrata, nunca encontraremos objetos deste tipo, o que encontraremos serão objetos do tipo FFrameView, FFramePicture ou FFrameText, e nos indica que todos os objetos concretos relacionados con FFrame terão um conjunto de atributos e operações comuns.

  • Associações entre objetos, que nos indicam que a partir de um objeto podemos obter outro ou um conjunto de outros. Por exemplo:
../../_images/interpretar-asociacion.png

Nos demonstra que se dispomos de um objeto LayoutDocument, podemos obter o objeto LayoutContext invocando a operação ou método getLaypoutContext:

laypoutContext = layoutDocument.getLaypoutContext()

Tabela de Conteúdo

Tópico anterior

1. Introdução

Próximo tópico

3. Modelo de classes simplificado

Esta Página