Personal tools
You are here: Home Organization Missão, Visão e Valores
Document Actions

Missão, Visão e Valores

by Mario Carrera last modified 2010-06-01 21:07

 

Um pouco de história

 

   A origem do gvSIG remonta ao ano de 2004, no âmbito do projeto de migração dos sistemas informatizados da Conselleria de Infraestructuras y Transporte (CIT) a software livre. Inicialmente nasce com objetivos referentes às necessidades da CIT. Estes objetivos se ampliam rapidamente como resultado, por um lado, da natureza do software livre que facilita enormemente a expansão da tecnologia, do conhecimento e estabelece as bases sobre as quais constituir uma comunidade e, por outro, de uma visão de projeto materializada em determinadas linhas de demarcação e um plano adequado para realizá-las.

 

Visão e Missão

 

   A visão do projeto gvSIG nasce como resposta a uma série de perguntas que nos fazíamos ao iniciar o projeto:

  • Como interpretamos o modelo do Software Livre?
  • O que fazer para que seja um projeto duradouro, sustentável no tempo?
  • Como construir uma comunidade sólida?

   As respostas a estas perguntas devem ser encontradas na situação que vivia a geomática livre no ano de 2004. Iniciávamos um projeto de Software Livre em uma época em que as soluções no campo da geomática livre não estavam tão maduras como agora e onde existiam – e seguem existindo – diversas maneiras de interpretar o modelo de Software Livre. Um ambiente onde estávamos muito acostumados a ver projetos de Software Livre que, por determinadas causas, quase terminavam antes de começar ou se mantinham apenas com um impacto residual, sem provocar mudanças significativas no sistema predominante. Um ambiente onde os únicos atores relevantes eram um grupo de multinacionais de software privado.

   De maneira estrutural consideramos que podemos classificar a forma de avançar no desenvolvimento do conhecimento em duas grandes categorias:

  • Colocando diversos grupos que competem ao redor de um problema ou temática específica, utilizando o conhecimento adquirido como argumento principal e especulando sobre ele
  • Convertendo o conhecimento adquirido em conhecimento compartilhado, de forma a poder somar o maior número de grupos para a solução do problema ou o desenvolvimento da temática em questão.

   Substituir o modelo dominante na atualidade, que se baseia na especulação do conhecimento para progredir individualmente por um modelo baseado no conhecimento compartilhado e a colaboração para progredir de forma conjunta, trabalhar do ponto de vista da geomática por um modelo melhor e mais justo constitui a principal missão do projeto gvSIG.

 

Interpretando o modelo do software livre

 

   Como aspecto inicial diferenciador de diversos projetos livres, propomos uma interpretação que vai mais além da puramente técnica, estabelecendo relações com aspectos econômicos e ideológicos. Aplicar a tecnologia livre à economia e à ideologia. A economia à tecnologia e à ideologia. A ideologia à economia e à tecnologia.

   O Software Livre deve ser algo mais do que compartilhar um código fonte ou binários, mais que compartilhar o conhecimento. Compartilhar o conhecimento não deve ser um fim em si mesmo, mas, sim, um meio. Um meio para conseguir determinados fins, a missão do projeto gvSIG.

 

Valores

 

   O convencimento de que o avanço e progresso tecnológico sempre serão mais eficientes se os resultados obtidos dos diferentes trabalhos, pesquisas, descobertas e documentação forem compartilhados ao invés de permanecer ocultos e à margem do conhecimento da comunidade.

   A partir desse princípio de eficiência no progresso tecnológico e científico, o projeto gvSIG pretende trabalhar realizando processos de pesquisa, desenvolvimento e inovação e propondo soluções tecnológicas apropriadas às necessidades sociais, garantindo a liberdade de escolha e a independência tecnológica própria do software livre.

   Colaboração, conhecimento compartilhado, solidariedade, confiança, funcionamento democrático e lealdade se encontram entre os valores necessários e indispensáveis para realizar a missão do projeto gvSIG.

View source document Get permanent link


Powered by Plone CMS, the Open Source Content Management System

This site conforms to the following standards: