Ferramentas Pessoais
Você está aqui: Página Inicial Organização Quem somos Comitês
Ações do documento

Comitês

por Lucía Sanjaime CalvetÚltima modificação 01/06/2010 21:07

Comitê de Direção Técnica


   O Comitê de Direção Técnica (CDT) do gvSIG é um grupo de mais de 20 pessoas, todos experts em diferentes áreas técnicas do projeto (IDEs, SIG, 3D, dispositivos móveis, documentação, internacionalização ...). A maioria delas trabalha há anos no gvSIG, formando parte de diferentes instituições, quer sejam universidades, empresas privadas ou a administração pública.

 

Objetivos do CDT


   O Comitê de Direção Técnica (CDT) é o órgão máximo de gerência da área técnica do projeto. Dentro da área de decisão do CDT estão compreendidos aspectos como:

  • Novas funcionalidades a desenvolver
  • Engenharia de software (arquitetura, metodologias, etc)
  • Documentação do projeto
  • Infraestrutura colaborativa

 

Junta ou grupo executivo


   Existe um grupo executivo formado pelos líderes técnicos do projeto. Este grupo tem a responsabilidade de aprovar ou rejeitar as decisões técnicas de mais alto nível, sempre baseadas em propostas preparadas pelo CDT. Os membros desse grupo têm, portanto, o maior grau de compromisso com o projeto. Um dos membros do CDT Executivo tem o papel de coordenador de todo o comitê e sua principal responsabilidade é assegurar que a comunicação flua tanto no grupo como em direção ao restante do projeto.

   A primeira Junta se constituiu a partir de uma proposta da Conselleria de Infraestructuras y Transporte de la Generalitat Valenciana (Espanha).

 

Grupos de Trabalho do CDT


   O trabalho real no CDT ocorre através de grupos de trabalho. Quando aparece uma nova proposta ou uma tarefa de certa complexidade, cria-se um Grupo de Trabalho para gerenciá-la, nomeando-se um membro do CDT executivo como seu responsável. O responsável do grupo de trabalho informa ao CDT executivo sobre os avanços realizados em seu grupo nas reuniões ordinárias. Um grupo de trabalho não é formado exclusivamente por membros do CDT; pode participar – o que efetivamente acontece – qualquer pessoa da Comunidade que seja expert no tema.

   Esses grupos de trabalho se organizam em espaços de comunicação nos quais se comunicam, editam documentação de forma colaborativa, etc. Alguns desses grupos de trabalho têm objetivos de médio a longo prazo, preparando propostas para o comitê executivo. Outros grupos nascem com um objetivo bastante concreto e, portanto, ao se resolver sua proposta, se dissolvem.

 

Acessos e baixas no CDT


   O primeiro grupo de membros do CDT foi eleito pelo grupo executivo em uma rodada inicial. Este grupo foi eleito por suas capacidades técnicas assim como pelo papel que cada membro ocupava no projeto nas suas diferentes áreas de produção.

   Porém, após essa primeira fase de testes, o CDT é soberano para eleger novos membros em seu grupo. Qualquer membro do mesmo pode propor o acesso de um novo membro da comunidade gvSIG e o CDT deverá votar a proposta em plenária.

   Qualquer membro pode desvincular-se de forma voluntária do grupo. Outras vezes, por diversas razões (falta de consideração com outros membros, incompatibilidade de sua atividade com a permanência no CDT, ...) é necessário propor a desvinculação de um membro do CDT. Nesse caso é o grupo executivo que se encarrega de tomar a decisão final.


Impulsionado pelo Plone™ CMS, o Sistema de Gerenciamento de Conteúdos de Código Aberto

Este site está em conformidade com os seguintes padrões: