Objetivo
É com satisfação que anunciamos a realização das Primeiras Jornadas Brasileiras de gvSIG no período de 22 a 24 de setembro de 2010, em Curitiba – PR, sob o tema “Unir para crescer”. O evento representará a primeira reunião formalmente organizada no Brasil de usuários e desenvolvedores ligados ao software gvSIG.
A intenção de se constituir um fórum brasileiro para o intercâmbio de experiências e informações surgiu por ocasião da realização das 1as. Jornadas da América Latina e Caribe de Usuários gvSIG, realizadas na Argentina, em 2009, quando um grupo de pesquisadores brasileiros entrou em contato com a diretoria do projeto gvSIG, manifestando o desejo de sediar as Jornadas subseqüentes. As negociações evoluíram para a constatação de que, antes de mais nada, era necessário efetuar um diagnóstico sobre a dimensão e distribuição da comunidade de usuários no país. Assim, com o apoio da Associação gvSIG, iniciou-se um processo de divulgação da constituição do então denominado “Grupo gvSIG-Brasil”, formado, naquele momento, por pesquisadores e professores da Embrapa Florestas, Centro Internacional de Hidroinformática, Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Ribeira de Iguape e Universidade Federal do Paraná.
Usando, principalmente, a lista de discussão de usuários gvSIG, que conta com mais de 1500 inscritos, foram efetuadas as primeiras comunicações a respeito da Comunidade Brasileira e logo se estabeleceu uma rede de contatos, ampliada, depois, com o lançamento oficial, em abril deste ano, da Comunidade gvSIG-BR na página do projeto gvSIG e uma lista de discussão própria, no idioma português.
O objetivo das Primeiras Jornadas, portanto, é congregar usuários, desenvolvedores e interessados no software gvSIG visando:
- o fortalecimento da Comunidade Brasileira de Usuários gvSIG através do intercâmbio de experiências com o aplicativo em suas respectivas áreas de atuação;
- a apresentação do estado-da-arte do projeto gvSIG e perspectivas futuras;
- a discussão sobre as políticas da geomática livre no Brasil e sobre a implementação da INDE brasileira.