Ferramentas Pessoais
Você está aqui: Página Inicial Proyectos gvSIG gvSIG Educa
gvSIG Educa
gvSIG Educa

Cached time 11/21/13 06:03:52 Clear cache and reload

 
Ações do documento

O que é gvSIG Educa?

por Mario CarreraÚltima modificação 13/05/2013 19:49

O que é gvSIG Educa?

"Se não puder desenhá-lo, é porque não o compreendo (A.Einstein)"

gvSIG Educa é uma customização do Sistema de Informação Geográfica livre gvSIG Desktop, adaptado como ferramenta para a educação de disciplinas com componente geográfica.

gvSIG Educa tem como objetivo servir de instrumento a educadores para facilitar aos alunos a análise e a compreensão do território, tendo a possibilidade de adaptar-se aos distintos níveis ou sistemas educativos.

gvSIG Educa não apenas pode ser aplicado ao ensino de matérias de geografia, mas, também, à aprendizagem de quaisquer disciplinas que usem a componente territorial, tais como história, economia, ciências naturais, sociologia...

gvSIG Educa facilita o aprendizado pela interatividade dos alunos com a informação, acrescentando a componente espacial ao estudo das matérias e facilitando a assimilação de conceitos mediante ferramentas tão visuais como os mapas temáticos.

gvSIG Educa dispõe de ferramentas de análise que ajudam a compreender as relações espaciais.

gvSIG Batoví

gvSIG Batoví é a distribuição de origem do gvSIG Educa. Esta distribuição é incentivada pelo Ministério de Transporte e Obras Públicas (MTOP) da República Oriental do Uruguai e desenvolvida pela Associação gvSIG e a Faculdade de Engenharia da Universidad de la República (UdelaR). Seu enfoque está no uso de um Sistema de Informação Geográfica em ambiente educacional destinado ao PlanCeibal (Uruguai), com base no gvSIG. A ideia surge como resposta ao desafio de desenvolver uma aplicação educativa sobre temas vinculados à informação geográfica. Esta iniciativa surge no contexto de trabalho do MTOP no grupo responsável pelo desenvolvimento da IDE Uy (Infraestrutura de Dados Espaciais do Uruguai).

Para o atual governo uruguaio, o ensino é uma prioridade máxima, em função de quê, a partir do MTOP, se pretende fazer aportes às suas especificidades. Originalmente se objetiva desenvolver um atlas digital, apoiado pela Diretoria Nacional de Topografia (D.N. Top., uma das Diretorias do MTOP), através do Departamento de Informação Geográfica, propondo criar um SIG com fins educativos para ser utilizado no âmbito do Plano Ceibal.

A finalidade do acordo (firmado em 21 de março de 2011) entre o MTOP e a Associação gvSIG é obter uma potente ferramenta educativa que permita aos alunos dos ensinos fundamental e médio compreender o território, interpretar mapas com facilidade e aprender por meio de jogos educativos e tecnologias livres.

Blog gvSIG Batoví: http://gvsigbatovi.wordpress.com/

Portal Plano Ceibal: http://www.ceibal.edu.uy/Articulos/Paginas/gvsig-batovi-resumen.aspx

Plano CEIBAL

Através da iniciativa lançada em 14 de dezembro de 2006 pela Presidência da República, denominada Projeto de Conectividade Educativa de Informática Básica para o Ensino online (CEIBAL), o governo uruguaio, em uma decisão histórica, assume o desafio de distribuir gratuitamente computadores portáteis para todas as crianças do ensino fundamental (1a. à 6a. série) e seus respectivos professores em escolas públicas de todo o país. O referido projeto se insere no Programa de Eqüidade para o Acesso à Informação Digital (PEAID) e tem como meta universalizar, no primeiro nível do sistema educativo uruguaio, o acesso à informática e à internet. A Presidência da República e o Laboratório Tecnológico do Uruguai (LATU) são aqueles que, de início, coordenam em nível central o projeto CEIBAL, que também conta com a participação e co-direção da Administração Nacional de Educação Pública (ANEP), o Ministério da Educação e Cultura (MEC), a Agência de Governo Eletrônico e Sociedade da Informação (AGESIC), a Agência Nacional de Pesquisa e Inovação (ANII) e a Administração Nacional de Telecomunicações (ANTEL). Desde 6 de outubro de 2010, estudantes e docentes do ensino médio público (regular e Escolas Técnicas) começaram a receber, também, seus laptops, o que significa um avanço do Plano Ceibal neste nível educativo. Atualmente o Plano é coordenado pelo Centro Ceibal para o Apoio à Educação Infantil e da Adolescência.

Plano Ceibal: http://www.ceibal.edu.uy/

Portal institucional do Plano Ceibal: http://www.ceibal.org.uy/


Impulsionado pelo Plone™ CMS, o Sistema de Gerenciamento de Conteúdos de Código Aberto

Este site está em conformidade com os seguintes padrões: