Personal tools
You are here: Home gvSIG Projects gvSIG Educa O que é gvSIG Educa?
gvSIG Educa
gvSIG Educa

Cached time 11/21/13 18:15:08 Clear cache and reload

 
Document Actions

O que é gvSIG Educa?

by Mario Carrera last modified 2013-05-13 19:49
O que é gvSIG Educa?
----------------------

*"Se não puder desenhá-lo, é porque não o compreendo (A.Einstein)"*

**gvSIG Educa** é uma customização do Sistema de Informação Geográfica livre **gvSIG Desktop**, adaptado como ferramenta para a educação de disciplinas com componente geográfica. 

gvSIG Educa tem como objetivo servir de instrumento a educadores para facilitar aos alunos a análise e a compreensão do território, tendo a possibilidade de
adaptar-se aos distintos níveis ou sistemas educativos.

gvSIG Educa não apenas pode ser aplicado ao ensino de matérias de geografia, mas, também, à aprendizagem de quaisquer disciplinas que usem a componente territorial, tais como história, economia, ciências naturais, sociologia...

gvSIG Educa facilita o aprendizado pela interatividade dos alunos com a informação, acrescentando a componente espacial ao estudo das matérias e facilitando a assimilação de conceitos mediante ferramentas tão visuais como os mapas temáticos.

gvSIG Educa dispõe de ferramentas de análise que ajudam a compreender as relações espaciais.

gvSIG Batoví
-------------

**gvSIG Batoví** é a distribuição de origem do gvSIG Educa. Esta distribuição é incentivada pelo **Ministério de Transporte e Obras Públicas (MTOP) da República Oriental do Uruguai** e desenvolvida pela **Associação gvSIG** e a **Faculdade de Engenharia da Universidad de la República (UdelaR)**. Seu enfoque está no uso de um Sistema de Informação Geográfica em ambiente educacional destinado ao **PlanCeibal** (Uruguai), com base no gvSIG.  A ideia surge como resposta ao desafio de desenvolver uma aplicação educativa sobre temas vinculados à informação geográfica. Esta iniciativa surge no contexto de trabalho do MTOP no grupo responsável pelo desenvolvimento da **IDE Uy** (Infraestrutura de Dados Espaciais do Uruguai). 

Para o atual governo uruguaio, o ensino é uma prioridade máxima, em função de quê, a partir do MTOP, se pretende fazer aportes às suas especificidades. Originalmente se objetiva desenvolver um atlas digital, apoiado pela **Diretoria Nacional de Topografia** (D.N. Top., uma das Diretorias do MTOP), através do Departamento de Informação Geográfica, propondo criar um SIG com fins educativos para ser utilizado no âmbito do Plano Ceibal. 

A finalidade do acordo (firmado em 21 de março de 2011) entre o MTOP e a Associação gvSIG é obter uma potente ferramenta educativa que permita aos alunos dos ensinos fundamental e médio compreender o território, interpretar mapas com facilidade e aprender por meio de jogos educativos e tecnologias livres.

Blog gvSIG Batoví: http://gvsigbatovi.wordpress.com/ 

Portal Plano Ceibal: http://www.ceibal.edu.uy/Articulos/Paginas/gvsig-batovi-resumen.aspx

Plano CEIBAL
------------

Através da iniciativa lançada em 14 de dezembro de 2006 pela Presidência da República, denominada **Projeto de Conectividade Educativa de Informática Básica para o Ensino online (CEIBAL)**, o governo uruguaio, em uma decisão histórica, assume o desafio de distribuir gratuitamente computadores portáteis para todas as crianças do ensino fundamental (1a. à 6a. série) e seus respectivos professores em escolas públicas de todo o país. O referido projeto se insere no Programa de Eqüidade para o Acesso à Informação Digital (PEAID) e tem como meta universalizar, no primeiro nível do sistema educativo uruguaio, o acesso à informática e à internet. A Presidência da República e o Laboratório Tecnológico do Uruguai (LATU) são aqueles que, de início, coordenam em nível central o projeto CEIBAL, que também conta com a participação e co-direção da Administração Nacional de Educação Pública (ANEP), o Ministério da Educação e Cultura (MEC), a Agência de Governo Eletrônico e Sociedade da Informação (AGESIC), a Agência Nacional de Pesquisa e Inovação (ANII) e a Administração Nacional de Telecomunicações (ANTEL). Desde  6 de outubro de 2010, estudantes e docentes do ensino médio público (regular e Escolas Técnicas) começaram a receber, também, seus laptops, o que significa um avanço do Plano Ceibal neste nível educativo. Atualmente o Plano é coordenado pelo  Centro Ceibal para o Apoio à Educação Infantil e da Adolescência.

Plano Ceibal: http://www.ceibal.edu.uy/

Portal institucional do Plano Ceibal: http://www.ceibal.org.uy/

View source document

View source document Get permanent link


Powered by Plone CMS, the Open Source Content Management System

This site conforms to the following standards: